Imagens da infância em “Cenas Infantis”

Cirandinha- escultura em bronze- Sandra Guinle

Fechei os olhos com a intenção de apenas relaxar, e de repente me vejo no meio de um campo com crianças a brincar. Estavam se divertindo à beça, umas soltando pipas;algumas jogando piões; outras jogando bolinhas de gude e outras, ainda, pulando Amarelinha. E ainda tinha algumas que se juntavam em círculo para dançar uma ciranda.

Ah! as pipas… eram muitas, com cores que não acabavam mais! Um carinho para os olhos que as fitavam lá longe, no azul do céu… E a Ciranda? Vamos todos cirandar?

De repente, abro os olhos e vejo que estas cenas foram e estão materializadas, logo à minha frente. Diversas crianças brincam por meio do bronze, nos lembrando do tempo da infância, o tempo da nossa criança. Tempo “em que o único compromisso era ser feliz”, como disse a artista plástica Sandra Guinle.

Em 2005 estive no MAC – Museu de Arte Contemporânea, no Parque do Ibirapuera e pude contemplar a exposição “ Cenas Infantis”, de Sandra Guinle.

Naquela ocasião, fui profundamente tocada e pude também tocar naquelas imagens. Um dos momentos mais significativos da exposição foi quando a autora esteve junto com o público. Nós estivemos por alguns instantes muito próximas, por meio de um profundo e caloroso abraço, onde a criança que havia em mim se entregara à mais singela emoção e à saudade. Sim, saudade de minhas origens…

Hoje, sete anos depois, um reencontro acontece e novamente todo aquele sentimento é resgatado.

Estive no Museu da Educação e do Brinquedo e vi a exposição “Cenas Infantis e Brinquedos da Infância”, que fica para visitação até o dia 29 de junho, na Faculdade de Educação da USP. Pelo que observei, o espaço do Museu da Educação e do Brinquedo abriga as peças menores e alguns desenhos, pois Sandra Guinle doou 50 peças entre esculturas e desenhos. Acredito que a Faculdade de Educação venha a reservar um outro espaço para abrigar e permitir a apreciação do público desse belo acervo doado. Vou esperar para ver.

A exposição no Museu da Educação conta ainda com “brinquedos da infância”, que reúne brinquedos da infância de meninos e meninas que compõem a comunidade de FEUSP: docentes, funcionários e alunos e seus familiares. Vale a pena ver!

Abaixo algumas das ‘crianças’ de Sandra Guinle:

Amarelinha – escultura em bronze – Sandra Guinle

Menino e a pipa – escultura em bronze – Sandra Guinle

5 Respostas to “Imagens da infância em “Cenas Infantis””

  1. Lili Says:

    Adorei as esculturas, Margarete! Traduzem a delicadeza e a alegria da infância. Abraços, Lili.

    • Margarete Barbosa Says:

      Sim, Lili, é uma delicadeza que o bronze conserva e não nos deixa esquecer. As obras vistas e sentidas são belíssimas, e o registro fotográfico soube captar bem. Um super abraço!

  2. Valeria Says:

    As estátuas são lindas!
    Tem réplicas p comprar?

  3. Sandra Guinle Says:

    Sua doçura me tocou profundamente, Margarete! Sou imensamente grata ao Criador por colocar em minha vida, pessoas assim, de alma leve como a tua. Minhas obras agora estão todas na Biblioteca da Faculdade da Educação da USP (FEUSP), aberta ao público e tem também oficinas de brinquedos e brincadeiras com releituras de minha singela arte. Dá uma olhadinha no meu novo site: http://www.sandraguinle.com
    Para agendamento de visita e oficinas, é só entrar em contato com a equpe de arte-educadores do Museu de Educação e Brinquedos (MEB), através do e-mail meb@usp.br
    Meu carinho mais puro a você!
    Sandra Guinle

Deixe um comentário