Cantos, contos e encantos do Sansakroma

Sansakroma sem fronteira – Contadores de Histórias
Parque Cidade de Toronto-julho/2012

O Sansakroma é um pássaro fantástico da tradição africana.  Segundo a tradição, este pássaro, uma espécie de falcão, voava bem alto no céu quando viu alguns pintinhos órfãos. Então, ele desceu e cuidou dos pintinhos até que se tornassem adultos. O sentido da história, ou melhor, a moral da história, é que nas comunidades sempre haverá alguém para cuidar das crianças.

Esta introdução é para falar de uma apresentação de contação de histórias a que assisti neste final de semana, no Parque Cidade de Toronto: o grupo Sansakroma sem fronteira.

O grupo chegou munido de algumas malas. E em cada uma delas havia materiais sonoros, artísticos e muitas, muitas histórias, vindas da África e de diversos lugares do Brasil. Deem uma olhadinha…

E estes pássaros chegaram e começaram a contar e a cantar histórias para as crianças de todas as idades.

Assim como as crianças, os adultos ficaram encantados com as histórias e as músicas. Acompanharam toda a apresentação com muita atenção e curtição…

A dupla de pássaros Sansakroma: Júlio e Debora D’Zambê, sobrevoaram a cultura popular africana, brasileira e de outras parte do mundo, colhendo e recolhendo as histórias que enfocam a ética, o meio ambiente, a importância da leitura e as mensagens de Paz. Além disso, eles cantam e tocam as cantigas de roda  com ritmo de blues, além de composições de nosso cancioneiro popular.

Durante a apresentação estes pássaros trouxeram objetos artísticos da África e falaram um pouco de sua simbologia e valor.

O professor da USP, Dr. Marcos  Ferreira Santos, Doutor em Filosofia da Educação e professor de Mitologia Comparada, fez um justo reconhecimento e definição da dupla em um dos encontros na Faculdade de Educação quando disse:

Sansakroma, o pássaro da liberdade, na tradição Zulu, o mesmo pássaro que abençoou Nelson Mandela, depois da liberdade. (…) Sansakroma não é só uma dupla, não é só uma ideia, é muito mais do que um Projeto, é uma destinação: é continuar e ser fiel a essa tradição dos Orfeus Negros trazendo e ecoando na voz deles as vozes nossas, internas.

Prof. Dr.Marcos Ferreira Santos

fonte: You Tube : http://www.youtube.com/watch?v=8gvycTo38as

O Sansakroma fará duas apresentações neste final de semana, em outros Bosques da Leitura: no dia  28/07 será no Bosque da Leitura do Parque Esportivo dos Trabalhadores, às 14h;  e no dia 29/07, às 14h, será a vez do Bosque da Leitura Parque Lions Club Tucuruvi.

Sansakroma também é uma canção do folclore africano. E é com ela que finalizo e convido vocês a verem uma bonita coreografia e ouvirem a canção Sansa Kroma.

Um super abraço!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: