Memorial: Guerra e Paz

No último final de semana fui com minha família apreciar a exposição de Cândido Portinari:  Guerra e Paz, no Memorial da América Latina.

Guerra e Paz é magnífica. Possui inúmeros desdobramentos, e a cada um deles, um novo encanto, um universo multifacetado de cores, sabores e dissabores, risos e lágrimas.

No painel Guerra nos deparamos com a dor e com os sentimentos dela decorrentes;  no  Paz encontramos não apenas a alegria, mas, principalmente a Vida brotando de cada pincelada  feita pelas mãos de Portinari.

No rosto de cada pessoa pude ver o encanto e a contemplação. Percebi alguns efeitos que aqueles painéis provocam em cada pessoa e  em mim também.

Não há muito o que falar. É preciso viver a experiência da Arte. É preciso entregar-se ao momento e (re)encontrar a Humanidade retratada por  Portinari.

Na ausência de palavras, trago algumas imagens.

A exposição Guerra e Paz ficará no Memorial da América Latina até o dia 21 de abril, com Entrada Franca e se extende no Salão dos Atos Tiradentes (onde pude tirar as fotos acima, sem flash na máquina), na Galeria Marta Traba e Espaço Educativo e na Biblioteca Latino Americana.  É imperdível e merece ser vista mais de uma vez!

Convido a tod@s a visitar também o site Guerra e Paz, clicando aqui, para conhecer detalhes do Projeto Portinari e da exposição.  O site disponibiliza um material riquíssimo. Vale a pena conhecer!

Anúncios

Uma resposta to “Memorial: Guerra e Paz”

  1. fornada Says:

    Boa dica. Vou aproveitar esse feriado e ir.
    Como vão vocês? tudo beleza?
    Beijão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: