Outras Referências

Em outras oportunidades, tenho feito indicação de espaços culturais e outras manifestações artísticas. Penso que  toda manifestação cultural tem seu grau de beleza e sensibilidade,  o que  a torna não somente interessante, mas também porque agrega sentido e  valor. Por isso é importante conhecer outras possibilidades e formas de expressão. Acredito que quanto mais conhecemos, melhor podemos escolher e selecionar, buscando sempre atividades culturais de qualidade .

Assim pensando, acrescentei no lado direito desta página três  novas colunas: Referências Culturais, Referências em Artes Plásticas e Referências Musicais. Todas são indicações que faço de trabalhos que conheço, ou conheci, ou ainda, que tenho recebido boas referências. E este é o principal motivo pelo qual compartilho com vocês das indicações.

Em Referências Culturais indico o Espaço Cultural Pindorama, da Cia. Antropofágica. A Companhia realiza pesquisas e apresentações cênicas, sempre oferecendo o palco  para outras expressões artísticas. Particularmente, tenho visto excelentes apresentações. É um espaço que merece estar na nossa agenda de lazer e cultura.

Faço também indicação da NUMA, Núcleo de Música Aplicada. É um espaço que atua há mais de duas décadas com arte, cultura e educação. O trabalho realizado e desenvolvido na Escola de Música tem o compromisso com o desenvolvimento integral do estudante, estimulando a produção e criação artística e, sobretudo, respeitando sua individualidade.

A terceira indicação se refere ao site do músico e educador Thiago Abdalla. Thiago é um estudioso do violão clássico, e atualmente é mestrando em música pela USP. O seu site é um espaço voltado para a divulgação de eventos, pensamentos e tradução de excertos de textos da literatura violonística.

Em Referências em Artes Plásticas recomendo que visitem o site do ceramista paraibano Fábio Smith. Para aqueles que moram  ou  estejam de passagem pela cidade de  João Pessoa, sugiro a  visitação ao atelier de Fábio Smith, na Praia do Poço, em Cabedelo. Lá, vocês poderão encontrar obras primorosas e belas que transmitem com  sensibilidade a arte regional da Paraíba. Em fevereiro/2010, eu visitei a cidade e tive a alegria e o prazer de conhecer este lindo ser humano e artista. Toda e qualquer palavra que eu diga, não transmite o real valor deste artista. É necessário conhecê-lo e conhecer sua Arte para compreender o que  é indizível.

Destaco abaixo duas fotografias que fiz de uma escultura, que é um totem. Esta escultura está em um jardim de uma casa que fica em frente à Praia do Poço, em Cabedelo-Pb. Dêem só uma olhadinha:

Obra de Fábio Smith – Praia do Poço-Cabedelo/PB

Outra indicação  é o espaço do escultor Israel Kislansky, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. É interessante visitar o blog e também o site para conhecer um pouco do artista e da arte de esculpir. Para aqueles que apreciam a escultura, o mais recomendado é visitar o atelier e deixar que a Arte adentre a alma e deixar-se levar para outras dimensões, permitindo-se que sensações e intuições aflorem.

Em Referências Musicais faço a indicação para a visitação  dos sites dos músicos Beto Vasconcelos e Thiago Abdala. Já falei um pouco sobre Thiago Abdalla, o importante é conhecer o seu trabalho. O músico, compositor, produtor e professor Beto Vasconcelos desenvolve um trabalho musical muito elaborado e criterioso. No site indicado, poderemos ouvir e apreciar uma das facetas do  trabalho que desenvolve e perceber nas composições  um forte componente jazzístico. Uma música que está no site, e eu recomendo que a escutem com atenção e abertos à harmonia e melodia que ela expressa, é a composição Maré à Ré. É belíssima!

Entretanto, o músico Beto Vasconcelos possui uma  característica  que não limita seu trabalho musical ao jazz ou ao popular, pois a Música extrapola toda e qualquer  fronteira de classificação. Digo isso porque sua pesquisa e  composição musical atingem, com tranquilidade e profundidade,  os ditames da música clássica, extrapolando as fronteiras entre o popular e o erudito.  Essa é uma das facetas desse artista. Para compreender isso é importante ouvir composições como: Epyzódyka, Replicativa e a Rapsódia Brazylýstyka. As composições são assinadas com as iniciais de seu nome: J.R.Vasconcelos, e têm sido executadas  em várias salas de concerto no Brasil e no exterior pelo violonista Thiago Abdalla.

Convido a todos a comprovar o que venho dizendo, e principalmente, ouvindo duas composições de J.R.Vasconcelos: Epyzódyka e Rapsódia Brazylýstyka, é só clicar nos vídeos abaixo:

Epyzódyka

Rapsódia Brazylýstyka



Um abraço!

Anúncios

2 Respostas to “Outras Referências”

  1. Beto Vasconcelos Says:

    Grande Margarete! me sinto muito agradecido pelas palavras que tem o poder da transformação!

  2. Margarete Barbosa Says:

    Olá, Beto!

    Acredito que as palavras tem o poder de transformar, sim. Mas acredito que o que pode transformar com eficácia é o dedicado esforço, o cuidado na investigação e carinho em se colocar em prática tudo o que aprendemos e estudamos. Ou seja, a Ação, o Esforço, a Pesquisa e o Amor são os elementos fundamentais na transformação, seja da cultura, seja de nós mesmos.
    Um grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: