Leitura para ser e existir

Olá amig@s blogueir@s!

Estamos no primeiro mês, no último ano da primeira década do século XXI: Janeiro.

Janeiro é o mês dedicado a Janus. Na mitologia romana, o deus Janus possui duas faces, uma que olha o passado e outra que olha para o futuro. É uma imagem que pode nos sugerir algumas leituras e interpretações. Observem na imagem abaixo:

Busto de Jano ( fonte: Wikipédia)

E por falar em leitura, é importante atualizarmos nosso repertório com bons livros, sempre será de grande valia nos diversos momentos de nossa vida.

O educador Paulo Freire disse que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, e o poeta português Fernando Pessoa escreveu que “quem não vê bem uma palavra não pode ver bem uma alma”. Pensando no que estes dois grandes personagens disseram, percebo que nossas leituras precisam ser não apenas diversificadas, mas com consistência e significado, para que nossa visão de mundo (e do mundo) seja ampliada e sensível. Assim poderemos “ver bem uma alma”, ou seja: a essência das coisas e dos seres. Penso que essa sensibilidade é o que nos permitirá agir e contribuir com as transformações em nossa volta. Para compreender melhor o que tento dizer, faço a indicação de um artigo que li e que recomendo, cujo título é ” Por uma pedagogia do equilíbrio”, é só acessar aqui.

Existem muitos lugares onde podemos desfrutar da leitura, que vão desde os espaços virtuais, os blogs (alguns estão recomendados nesta página) até as bibliotecas. Na cidade de São Paulo também existem os Pontos de Leitura, os Bosques da Leitura, o Ônibus-Biblioteca, além é claro, das Bibliotecas Públicas.

Para finalizar, compartilho com vocês as sugestões de leitura elaboradas pela equipe da Biblioteca Anne Frank. Basta acessar aqui .

Boa leitura!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: