A diversidade cultural nos parques de São Paulo

Amig@s blogueir@s!

O Lazer nos Parques da cidade de São Paulo é cada vez mais agradável. Tem muita coisa boa e diversificada acontecendo. Um exemplo disso é o Projeto Teatro nos Parques. Este projeto estará acontecendo até o dia 31 de outubro e faz parte das comemorações dos 30 anos da Cooperativa Paulista de Teatro. E o que é melhor: por ser em espaço aberto e público, as apresentações são gratuitas. É uma ótima oportunidade para usufruirmos de momentos de descontração, juntamente com a ampliação de nossas referências culturais. E essa é a idéia da Cooperativa Paulista de Teatro: promover a formação de espectadores para o teatro. Confira aqui a programação.

Outra idéia cultural que está acontecendo neste mês é o V Festival: A Arte de Contar Histórias, promovido pela Secretaria de Municipal de Cultura e com organização e planejamento do Sistema Municipal de Bibliotecas. Este Festival acontecerá não apenas nos parques, mas também em bibliotecas e pontos de leitura.

No último domingo dia 18/10 eu tive a oportunidade  de assistir a alguns  momentos do Festival, no Bosque da Leitura do Parque da Luz.. A primeira apresentação foi da Companhia Quase Cinema com o Teatro de Sombras. A segunda foi com a atriz e contadora de histórias Simone Nasar e sua personagem Ágata de Botas. O terceiro momento foi com contador de história Paulo Federal, que trouxe  histórias encantadoras que cativaram o público. Desde as crianças até os “mais experientes” ficaram fascinados e quando as apresentações terminaram, deixaram uma sensação de ” quero mais um pouquinho…”

Compartilho com vocês um pouco desses momentos, com as fotos que tirei no dia.

Simone Nasar Simone Nasar

Simone Nasar

Paulo Federal 01

Paulo Federal

Paulo Federal

Paulo Federal

Contar histórias é uma expressão artística e também uma necessidade humana. Contar e ouvir histórias nos transportam para universos próximos e distantes. Nossa imaginação, além de estimulada, fica cada vez mais viva e nós nos tornamos cada vez mais criativos e sensíveis, conosco e com o nosso ambiente. Nas histórias que ouvimos e embarcamos nos deixamos levar quase que hipnoticamente. Quando voltamos dessa ‘viagem’ uma transformação aconteceu dentro de nós e nos renovou. Tudo isso porque é uma Arte. E a Arte nos renova, nos faz enxergar com outros olhos o que sempre vemos, porém com um olhar mais refinado.

Alguns estudiosos nos esclarecem sobre a importância de contar histórias, pois há uma diferença entre ler e contar história. Clique aqui para saber um pouco mais sobre esse assunto que acredito ser tão importante para adultos e crianças.

Então, vamos ver a programação nos parques e prestigiar levando nossas crianças, pois elas, e nós também, merecemos.

Um bom divertimento a tod@s!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: