Henri Matisse:estética e sensibilidade

Exposição Matisse Hoje

Exposição Matisse Hoje

Amig@s Blogueir@s!


No último domingo, dia 06.09, o dia esteve chuvoso desde cedo. Havia poesia e nostalgia no ar daquela manhã . A chuva nos convidava à contemplação. Resolvi, então, contemplá-la e  também a exposição de Henri Matisse.

Como era véspera de feriado, e com chuva, pensei em visitar a Pinacoteca de São Paulo, pois não teria problemas com filas para ver a exposição. Doce ilusão…. Para minha surpresa, já havia fila para comprar os ingressos. Nesses momentos o melhor a fazer é curtir o ambiente da fila e as pessoas, pois a espera nos faz perceber outras sutilezas. Já disse alguém que “a fila anda”, e por isso mesmo ela sempre vai chegar ao final. É uma oportunidade para o exercício da paciência e tolerância conosco e com os demais. Afinal de contas,  foi um final de semana com feriado na segunda-feira, não havia razão para stress.

A exposição intitulada Matisse Hoje faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil, e ficará na Pinacoteca até o dia 1º de novembro. Deixo a sugestão para que, assim que possível, façam uma visita, é uma oportunidade para ampliar horizontes culturais e alimentar a alma. Vale a pena a visitação!

A exposição é composta por gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, além de obras de outros artistas franceses que dialogam com as de Matisse, fazendo-nos emocionar pela variedade de cores, da estética e sensibilidade com que foram compostas. Particularmente, me emocionei desde a entrada à Pinacoteca, ao me deparar com a instalação de Céleste Boursier-Mougenot, com obra de Philipe Richard e também com as de Matisse.

Para aqueles que gostam de fotografar, pode-se fazê-lo, desde que sigamos a orientação de tirar o flash da máquina. Desse modo pude fotografar alguns momentos, que trago aqui e compartilho com vocês:

Instalação de Céleste Boursier-Mougenot

Instalação de Céleste Boursier-Mougenot

público contemplando obra de Henri Matisse

Público contemplando obra de Henri Matisse

Instalação de Philipe Richard

Instalação de Philipe Richard

Após ver a referida exposição, continuei minha visitação pela Pinacoteca e parei alguns instantes, junto a uma turma de adolescentes que eram orientados por uma educadora, em uma das salas.

Visita monitorada

Visita monitorada

Constatei que a Pinacoteca oferece um serviço de visita monitorada por orientadores educacionais que desenvolvem uma ação cultural com as escolas. Portanto, é  importante lembrar e avisar aos professores, coordenadores e diretores de escolas para levar os seus alunos.

Para finalizar, reforço o convite: façam uma visitinha à Pinacoteca! Tenho certeza que vão voltar outras vezes, antes do encerramento.

Um super abraço!

Margarete Barbosa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: