Agosto com música e arte

instrumentos

Estamos no mês de agosto e, segundo a cultura popular, se diz que “agosto é o mês do desgosto”, também se diz que é o mês de ‘cachorro louco’, além de ser o mês do folclore.

Crenças e superstições à parte, a História não nos deixa esquecer uma série de acontecimentos lamentáveis. Na História Mundial lembramos com tristeza do lançamento da Bomba Atômica, no ano de 1945 em Hiroshima e Nagasaki. Bem antes disso, em 24 de agosto de 1572, na França, ocorreu o que ficou conhecido como a Noite de São Bartolomeu, onde milhares de protestantes foram exterminados pelos reis franceses. Também é lembrada a morte do Rei do Rock, Elvis Presley . Na História do Brasil, lembramos o suicídio de Getúlio Vargas e a renúncia do Presidente Jânio Quadros, além de outros fatos históricos.

Mas vamos procurar na memória os fatos positivos ocorridos neste mês, como por exemplo, o fim da censura no Brasil em 1988 (assim esperamos…) Este mês também marca o nascimento de Oswaldo Cruz,que fez  importantes contribuições à ciência e à medicina. Ainda em agosto nasceram importantes personalidades, tais  como: o ator espanhol Antonio Banderas , o cantor e compositor Caetano Veloso, além do músico e compositor Edu Lobo.

Neste mês de agosto de 2009, também teremos muitas alegrias, é só ficar atento ao que ocorre na cidade e buscar as melhores alternativas. E é com a intenção de tornar o mês de agosto mais alegre e em alto astral, que faço algumas indicações culturais, pois como tod@s sabemos, há muita diversidade cultural acontecendo todos os dias.

Inicialmente, a sugestão que faço é para uma visita calma e atenciosa ao Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera para apreciar as obras e o ambiente cuidadosamente planejado para abrigar e valorizar a cultura afrobrasileira, além de visitar a Exposição Helena Dias Sardenberg. As obras desta artista brasileira misturam técnicas de pintura em acrílico e a utilização de sedas e outros materiais. Essa exposição termina em 20 de setembro e a entrada é gratuita.

No próximo dia  15/08, às 20h, sábado, no Memorial da América  Latina acontecerá a apresentação do  Gli Otto Violoncelli di Torino que é um octeto de violoncelos  formado por músicos do Conservatório Giuseppe Verdi de Turim.

Ainda no Parque do Ibirapuera teremos um evento imperdível e gratuito. É o Bourbon Street Fest 2009 . Este evento terá duas apresentações ao  Ar Livre. A primeira será no Parque do Ibirapuera no próximo sábado, dia 15 de agosto, a partir das 15h. A segunda será dia 23 de agosto na  rua do Bourbon Street, Rua dos Chanés, após as 15h.

Sem dúvida que a cidade tem muito mais, mas indico algumas atividades que  considero  interessantes e divertidas.

Tod@s estão convidad@s!

Um super abraço da

Margarete  Barbosa

Anúncios

2 Respostas to “Agosto com música e arte”

  1. jarbas Says:

    Oi Margarete,

    Seu blog está cada vez melhor. Dez. Espero que essa aventura do aprender fazendo lhe dê prazer e abra novos caminhos para mais saber e curtir arte.

    Apenas para registro. Agosto não é tão ruim assim. Hoje, dia 13 do dito, por exemplo, é dia de aniversário de dois amigos meus, Pe. Enzo Gusso (já fallecido) e Juvenal Alvarenga (um cara que você deveria conhecer para saber mais sobre cinema e teatro). Dia 13 é também o dia de casamento de amigos, Carlos e Dirce, que me deram a honra de ser padrinho de casório por vez primeira no distante 1970.

    Abraço grande, Jarbas.

  2. margaretebarbosa Says:

    Olá, Jarbas!

    Fico muito feliz com sua visita!
    Seu comentário e sugestão são incentivos muito importantes nessa aventura do aprender que é trafegar na blogosfera.
    Muito obrigada!
    Um super abraço!

    Margarete Barbosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: