Um pouco de dança…

Olá, Amigos (as) Blogueiros (as)!

Não faz muito tempo, presenciei uma apresentação de Dança Circular no Parque da Luz. Algumas pessoas trouxeram sua pequena aparelhagem de som e alguns CDs, com músicas selecionadas. Então, formaram um círculo e juntos iniciaram a Dança. Mas não é apenas mais uma dança. É a dança com o Universo… São pessoas de diversas origens que se irmanam na Música e na Dança, e juntas comungam a Energia do Universo e vibram pela Harmonia do Planeta e dos Seres Humanos. Para além de qualquer orientação espiritualista, as pessoas se reúnem para celebrar o Humano. É interessante notar que a palavra: humano, vem de húmmus, a Terra. Assim verifico que na Dança Circular ocorre a união do Universo, do Cosmos (macro e micro) com a Terra.

Fiquei tão extasiada que escrevi o parágrafo acima e registrei em fotos alguns dos momentos, que compartilho neste blog com vocês.


dança circular-pq luz 004


dança circula

Ao chegar em minha casa, busquei informações sobre a Dança Circular (e temas afins) e comecei a elaborar um pequeno texto, que embora não esteja acabado, compartilho aqui, no Blog, e convido aos blogueiros e blogueiras a deixar sugestões para melhorá-lo. Segue o texto abaixo:

O circulo é a representação da perfeição, do céu e do universo e indica a atividade e os movimentos cíclicos de ambos, além de simbolizar os ciclos da natureza, segundo o “Dicionário de Símbolos” de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant.

O psicólogo suíço Carl Jung, também viu no símbolo do círculo a representação da psique. No seu livro “O homem e seus símbolos” Jung diz que “a psique pode ser comparada a uma esfera (…) O self é, a um tempo, o núcleo e a esfera inteira (…)”.

Ainda no “Dicionário de Símbolos” encontramos que “dança é celebração, a dança é linguagem”. Como linguagem corporal a Dança é desenvolvida na disciplina de Educação Física. Como linguagem artística e estética será enfatizada na disciplina de Arte, no Ensino Fundamental, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação. As duas disciplinas trabalham com a dança visando a um desenvolvimento integral do ser humano, dessa forma elas se complementam.

Sabe-se que a arte da dança faz parte das culturas humanas e sempre integrou o trabalho, as religiões e as atividades de lazer. Para alguns povos a dança é uma das formas do homem se conectar com as forças da natureza.

Estudiosos como o chileno Rolando Toro, que desenvolveu a Biodanza, nos diz: “a dança é uma das condições inatas do ser humano, assim como canto e o grito. Num sentido original, a dança surge das profundezas do interior do ser humano: é movimento de vida, de intimidade; é impulso de união à espécie.”

Conforme estas definições e orientações sobre a dança e sobre o círculo, podemos dizer que a Dança Circular busca integrar o ser humano à natureza, à vida, busca desenvolver não somente a expressão corporal, mas também outras dimensões, como a emocional, intelectual e espiritual.

Mas, o mais interessante e bacana de tudo isso é que podemos ter acesso à Dança Circular e melhorar nossa qualidade de vida. Como? Nos Parques da Cidade de São Paulo. Pois é, amigos (as) blogueiros(as), a Dança Circular acontece periodicamente em alguns espaços abertos e Parques em São Paulo. O grupo Semeia Dança vem se apresentando, e é só acessar aqui para saber os locais e as atividades desenvolvidas.

Um super abraço em todos!

Anúncios

4 Respostas to “Um pouco de dança…”

  1. dineia hypolitto Says:

    Querida Margarete, gostei muito de saber que você também gosta das danças circulares. Como coordenadora do Projeto Dança Circular na USJT, devo dizer que é gratificante quando as pessoas se integram e se harmonizam com as danças circulares. Parabéns e continue curtindo esse projeto que além de socializar as pessoas traz equilíbrio, bem estar e prazer para os participantes. Abraços prof. Dinéia hypolitto

    • margaretebarbosa Says:

      Querida Profa. Dinéia,

      Fico muito contente em saber que o Projeto de Dança Circular na USJT está sob sua coordenação!
      Percebo, no seu comentário, que estas minhas buscas estão coerentes com meu Projeto de Vida.
      Obrigada e um super abraço!
      Margarete Barbosa

  2. Vaneri Says:

    Olá Margarete!
    Sou a Vaneri, uma das integrantes do SemeiaDança que realiza as atividades no Parque da Luz!
    Sensíbilidade e um ímpeto para a pesquisa são características marcantes em você.
    As Danças Circulares neste Parque pulsam desde 2005 e tem sido muito especial!
    Um grande abraço e quando puder venha dançar conosco.
    Vaneri de Oliveira

    • margaretebarbosa Says:

      Olá, Vaneri!
      Sua visita me deixa muito feliz!
      Em breve participarei da dança com vocês!
      Um super abraço e obrigada!

      Margarete Barbosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: