A cultura do Cordel em São Paulo

Amigos (as) blogueiros (as)!

Como vocês já puderam perceber, em algumas postagens que fiz,  tenho um carinho  especial pela Literatura de Cordel. Afinal, não  posso negar, e nem mesmo esconder, as minhas raízes nordestinas (longe de mim tal heresia!). Mas todos irão concordar comigo que, além do Nordeste brasileiro, São Paulo é a cidade que mais divulga a Literatura de Cordel. Para comprovar isso, no início de maio, o  tema do Cordel foi levado ao ar no Programa Antena Paulista.

Faço questão de apresentar aqui o paulista César Obeid, um apaixonado pela Literatura de Cordel.

César Obeid

Quando conheci o César, ele estava começando a divulgar o Teatro de Cordel. Muito me impressionou  o seu trabalho, como ainda hoje fico fascinada com seus folhetos, livros e improvisos. No próximo final de semana, dias 30 e 31 de maio, às 13:30h, César  Obeid vai ministrar a Oficina de Cordel – Como escrever e contar a Literatura de Cordel, no Sesc Ipiranga.

Aproveito o momento para convidar aos apreciadores dessa Arte para  conhecer o  Cordelista Moreira de Acopiara.

Poeta-cordelista Moreira de Acopiara

Cordelista Moreira de Acopiara

Eu tive a feliz oportunidade de conhecer  Moreira de Acopiara  em uma oficina, durante uma semana dedicada à Literatura de Cordel na Livraria Cortez, em Perdizes.

Agora,  será a vez do bairro do Ipiranga  acolher e mostrar o talento e profissionalismo deste poeta  que trará  convidados ilustres  para homenagear o grande Patativa do Assaré em um Sarau poético-musical, no Sesc-Ipiranga, no próximo dia 30 de maio (sábado) às 20h.  É importante lembrar que o ano de 2009 marca o centenário do poeta popular e compositor  Patativa de Assaré, e ainda hoje é pesquisado com frequência entre os estudantes.

Vale a pena ver, ouvir e sensibilizar-se!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: